Em 2025, BMW lança carro que servirá de tomada elétrica. Carregamento bidirecional está disponível nos modelos Neue Klasse
Com início de vendas previsto para o ano que vem, os modelos BMW Neue Klasse estão sendo projetados para armazenar eletricidade e funcionar como uma tomada elétrica. É o chamado carregamento bidirecional, ou seja, uma tecnologia com capacidade de tanto receber quanto fornecer eletricidade. Primeiramente, ocorre a devolução de eletricidade armazenada para o fornecimento doméstico. Posteriormente, essa eletricidade pode ser enviada para a rede elétrica.
“Estamos constantemente melhorando nossa gama de produtos e serviços de recarga para maximizar os benefícios para o cliente”, comenta Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por pela área de desenvolvimento.
Ele promete para breve a oferta de carregamento com custo otimizado com o parceiro E.ON em vários mercados e, na sequência, com a linha Neue Klasse, o carregamento bidirecional, totalmente integrado ao ecossistema de carregamento da marca, o BMW Connected Home Charging.
“Usando o veículo, o aplicativo My BMW, o backend da BMW e um BMW DC Wallbox Professional e seu sistema fotovoltaico, os clientes poderão controlar o fluxo de energia de tal forma que o carregamento doméstico seja possível fora da rede em determinados momentos. E, é claro, eles também poderão reduzir seus custos de carregamento alimentando a eletricidade armazenada em seu BMW de volta à rede elétrica”, explica Weber.
Versões do veículo
A linha Neue Klasse contempla o sedã Vision e o Vision X SAV. Com a nova tecnologia de carregamento bidirecional, estarão disponíveis para os clientes as funções “Vehicle to Home”, “Vehicle to Grid” e “Vehicle to Load”.
Em relação ao primeiro estágio da nova tecnologia, a BMW esclarece que ela permitirá que os clientes usem essencialmente a bateria de alta tensão de seus veículos como um dispositivo estacionário de armazenamento de energia.
“Nesse caso, a eletricidade neutra em carbono gerada pelo sistema fotovoltaico do cliente é temporariamente armazenada na bateria do veículo com a ajuda do BMW DC Wallbox Professional e, em seguida, é realimentada para alimentar outros consumidores na residência.
Com relação ao segundo estágio, o carregamento bidirecional permitirá que os clientes disponibilizem externamente uma parte da capacidade de suas baterias:
“Essa capacidade de energia pode ser usada tanto para carregar da rede quanto para descarregar eletricidade nela nos momentos apropriados”, complementa comunicado da empresa.
O parceiro de cooperação da BMW, a E.ON, fornece acesso ao mercado de energia. Para isso, os clientes precisarão da tarifa dinâmica de eletricidade da E.ON, que gerenciará o processo de carregamento com o backend da BMW para permitir a geração de receita a partir da troca de energia.
“Essa função só estará disponível nos diversos mercados quando as medidas regulatórias necessárias forem adotadas”, revela a BMW.
Conclusão: BMW lança carro que servirá de tomada elétrica
A introdução da tecnologia de carregamento bidirecional nos modelos BMW Neue Klasse representa um avanço significativo na integração de veículos elétricos com a infraestrutura energética doméstica e pública.
Com essa inovação, os clientes poderão não apenas carregar seus veículos de maneira mais eficiente e econômica, mas também, além disso, contribuir para a estabilidade da rede elétrica ao devolver energia armazenada.
Este desenvolvimento sublinha o compromisso da BMW em liderar a transição para soluções de mobilidade sustentável e inteligente, proporcionando benefícios econômicos e ambientais aos seus consumidores.
À medida que a empresa avança com parcerias estratégicas como a E.ON e aguarda a implementação das regulamentações necessárias, a BMW continua a pavimentar o caminho para um futuro onde veículos elétricos desempenham um papel central na gestão energética global.
Fonte: Redação AutoIndústria
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