Campeonato mundial de F1 2024: Foi dada a largada

Campeonato mundial de F1 2024: Foi dada a largada

Campeonato mundial de F1 2024: Foi dada a largada. A temporada de 2024 da Fórmula 1 será a maior da história, com 24 corridas. Calendário começa em março e termina apenas em dezembro.

Preparem-se: a maior temporada da história da Fórmula 1 está para começar! Em 2024, serão 24 corridas em cinco continentes durante nove meses. Entre as corridas, seis serão no formato sprint e duas serão disputadas aos sábados.

A temporada 2024 da F1 começa no dia 2 de março, um sábado, com o GP do Bahrein. Em seguida, vai para Arábia Saudita, Austrália, Japão e China. Antes de ir para a Europa, a F1 realiza uma corrida em Miami.

A F1 chega na Europa em maio com o GP da Emilia-Romagna, antigo GP de San Marino. A tradicional corrida de Mônaco será logo depois, no dia 26 de maio.

O GP do Canadá está confirmado para o início de junho. Depois, uma sequência de oito corridas na Europa: Espanha, Áustria, Inglaterra, Hungria, Bélgica, Holanda, Itália e Azerbaijão.

A reta final do Calendário da F1 2024 passa por Ásia e Américas, com os GPs de Singapura, Estados Unidos, México, São Paulo, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi.

As corridas sprint ocorrerão nos Grandes Prêmios da China, Miami, Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar.

Veja o calendário completo da Fórmula 1 em 2024:

A organização da F1 tem a intenção de agrupar cada vez mais as etapas para serem mais regionalizadas a fim de reduzir os custos logísticos e avançar em direção a temporadas mais sustentáveis. Essa medida acompanha o plano da categoria ser zero carbono até 2030.

As duas primeiras corridas, Bahrein e Arábia Saudita, serão disputadas no sábado em respeito ao ramadã, nono mês do calendário islâmico e um período sagrado para os muçulmanos, que se inicia em 10 de março (domingo). O GP da Arábia Saudita, então, foi movido para um dia antes e, consequentemente, a etapa de abertura da temporada no Bahrein também. Dessa forma, há um espaço de 7 dias entre as duas disputas.

O GP da Las Vegas também acontecerá em um sábado, mas por motivos comerciais. A corrida tem sua estreia no fim desse ano e em 2024 será alocada como a antepenúltima do campeonato.

Além disso, o GP da China retornará ao calendário após quatro anos fora por conta da COVID-19.

Dentre as mudanças, o GP do Japão passa a ser a quarta etapa e antecede o GP chinês. Ele troca praticamente de lugar com o GP do Azerbaijão, que agora será disputado no mês de setembro, logo após o GP de Itália, em Monza.

Quanto ao GP do Brasil, ele vai se distanciando cada vez mais do fim da temporada. Se esse ano ela será a antepenúltima etapa, em 2024 serão mais três corridas após ela: Las Vegas, Catar e Abu Dhabi. Nota-se que o GP catariano foi movido de outubro para dezembro

F1 mantém 6 Sprint Races para 2024 e confirma provas que vinham sendo discutidas e Interlagos segue na programação

Com toda discussão aberta sobre o formato das Sprint Races para 2024, a F1 divulgou nesta terça quais são as provas que receberão as provas da categoria. Muita especulação foi feita, mas se confirmou a lista que vinha circulando nas redes sociais e no paddock.

Lista das Sprint Races 2024 – Foto: F1 Media

A novidade desta escalação é a entrada de China e Miami no lugar de Holanda e Bélgica. As demais foram mantidas em relação a este ano, com Interlagos escalada e mantendo o posto de um dos locais onde as Sprint funcionam bem.

Embora não tenha caído no gosto de público, a F1 tem pontos positivos para ressaltar, não só do lado dos promotores, mas pelo lado da audiência: se comparado aos treinos livres, o público que assistiu às sprints na TV foi 83% maior no Azerbaijão, 139% em Austin e 34% na Bélgica. Isso soa como música para os patrocinadores e para a própria categoria.

Grid da F1 2024

Pela primeira vez na história, A F1 não terá novatos no grid. Com todos os pilotos mantidos nas dez equipes, o grid fica assim:

  • Sauber Stake (ex-Alfa Romeo) – Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
  • Racing Bulls (ex-AlphaTauri) – Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo
  • Alpine – Esteban Ocon e Pierre Gasly
  • Aston Martin – Fernando Alonso e Lance Stroll
  • Ferrari – Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr
  • Haas – Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen
  • McLaren – Lando Norris e Oscar Piastri
  • Mercedes – Lewis Hamilton e George Russell
  • Red Bull – Max Verstappen e Sergio Perez
  • Williams – Alexander Albon e Logan Sargeant

 

Quais são as principais mudanças na temporada 2024 da F1

Neste ano, o grid segue o mesmo que finalizou a temporada 2023 da F1. O regulamento também é muito parecido e, pelos testes de pré-temporada, a Red Bull Racing segue como a melhor equipe.

Entretanto, um movimento anunciado por Lewis Hamilton, que deixará a equipe Mercedes ao final desta temporada, pode mexer bastante com as vagas para o próximo ano.

Fonte: Natali Chiconi
Siga Pneus Pelas Pistas no Google Noticias.