Conheça o carro voador de 2,1 milhões de reais, construído no Ceará

Conheça o carro voador de 2,1 milhões de reais, construído no Ceará

Neste texto conheça o carro voador de 2,1 milhões de reais, construído no Ceará. Na manhã do dia 21 de dezembro de 2023, a Praça BS da BS Design foi palco para apresentação do protótipo do carro voador eVTOL Genesis X1. Este modelo combina um carro voador e um helicóptero elétrico e pretende revolucionar a mobilidade urbana.

A Inovação Cearense na Mobilidade Aérea

O projeto foi desenvolvido pela Startup Conexão Vertical do Estado do Ceará e pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Educacional do Estado do Ceará (IFCE). O eVTOL Genesis X1, com preço médio de R$ 2,1 milhões por aeronave, pretende possibilitar um voo 100% elétrico sem uso de combustíveis fósseis.“A apresentação pública sem precedentes do nosso primeiro modelo é um marco especial na nossa jornada e uma demonstração concreta do pleno desenvolvimento deste importante e estratégico projeto denominado Vertical Connect.

Trabalhamos muito para atingir nosso estado atual de desenvolvimento e estamos entusiasmados em trazer o protótipo Genesis X-1 ao mercado. Portanto, acredito que este momento é o ápice e o reconhecimento do esforço de toda a equipe em 2023. A Vertical está literalmente se preparando para se tornar uma das maiores empresas eVTOL do mundo, elogia Luan Carlo Ferreira, CEO da Vertical Connect: “Nosso maior desafio como academia é calçar nossas humildes sandálias”.

A ciência precisa sair do seu castelo e interagir com a indústria, os mercados e as pessoas para criar oportunidades para as pessoas. As oportunidades desta geração se refletem em nossos alunos, que se tornarão as verdadeiras máquinas que administram e criam grandes riquezas”, afirmou Wally Menezes, Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Investimento

O projeto inclui investimento de R$ 100 milhões dos sócios fundadores para construção de uma fábrica no Ceará, na cidade de Itaitinga. O estado foi escolhido como local do projeto devido a incentivos fiscais, além de apoio do IFCE e juros do Banco do Nordeste (BNB).
As obras deverão começar em fevereiro de 2024 e durar seis meses, criando 30 empregos durante a implementação. Após concluída, a unidade deverá gerar de 50 a 70 empregos no primeiro ano. O Genesis X1 é 100% elétrico, portanto os custos de combustível são muito inferiores aos dos carros a gasolina. Além disso, os motores elétricos são muito mais fáceis de manter do que os motores de combustão interna e oferecem maior segurança e recursos avançados de redundância.
“Temos uma estimativa global, mas como ainda estamos na fase de financiamento, não podemos definir um preço firme. No entanto, estimamos o valor em cerca de 400 milhões de dólares, incluindo instalação de fábrica, processo de produção, desenvolvimento de tecnologia e engenharia”, explica. Luan Carlos.

Planejamento

Segundo Luan Carlo, a produção do primeiro protótipo terá início na primeira semana de janeiro. “É um pouco mais sofisticado e deve ficar pronto em meados do próximo ano. O primeiro vôo está previsto para acontecer em Fortaleza. Insistimos para que o primeiro vôo aconteça aqui na cidade.” produto e poder vendê-lo no mercado no início de 2025”, enfatiza o CEO. São oito modelos no portfólio Vertical Connect, dois dos quais estão atualmente em desenvolvimento mais intenso. O primeiro veículo agrícola que deveria chegar ao mercado foi seguido pelo X1 de mobilidade urbana. A partir de 2026, a empresa introduzirá novos modelos nas áreas de segurança, bombeiros e apoio ao SAMU. Descubra como um carro voador seria.

O modelo Genesis X1 tem espaço para duas pessoas, tempo máximo de voo de 60 minutos e velocidades de até 130 km/h.
A ideia é permitir voos mais curtos e silenciosos que os helicópteros tradicionais, além de exigir áreas menores de decolagem e pouso. O veículo, que tem 5 metros de comprimento e 1,40 metros de altura, conta ainda com oito hélices, oito motores elétricos, sistema anticolisão, paraquedas balístico e fuselagem aeronáutica em fibra de carbono.
A Vertical Connect afirmou que planeja utilizar esse modelo no futuro do transporte urbano, adaptando infraestrutura e regulamentações para se preparar para o uso de carros voadores. O objetivo principal da empresa era oferecer um meio de transporte alternativo para linhas urbanas a um preço razoável.

Concluindo

A Vertical Connect também oferece não apenas eVTOL, mas também treinamento de pilotos e outros serviços, visando se tornar referência para o mercado brasileiro de mobilidade urbana. As atividades iniciais da vertical estão focadas em Fortaleza. A fábrica também está localizada no Ceará, mas o escritório de vendas fica em São Paulo.