Disputa no Top 5 dos SUVs está mais acirrada este ano

Disputa no Top 5 dos SUVs está mais acirrada este ano

Disputa no Top 5 dos SUVs está mais acirrada este ano. Diferença no trimestre entre o líder Creta e o quinto colocado, o Compass, é de apenas 1,1 ponto porcentual. Kicks é vice-líder no mês e no acumulado.

A disputa no mais competitivo segmento do mercado automotivo brasileiro, o de SUVs, responsável por 47,5% do total das vendas de automóveis este ano, está ainda mais acirrada este ano, com quatro modelos detendo fatia na faixa de 7% e uma diferença de apenas 1,1 ponto porcentual entre o primeiro e quinto colocado.

O Hyundai Creta segue líder no ano, mas o VW T-Cross assumiu a posição de primeiro colocado que deteve no ano passado em março, com 5.462 emplacamentos, ante os 4.317  do modelo da marca coreana.

Um dos destaques no balanço do ano é o Nissan Kicks. Quinto colocado no primeiro trimestre de 2023, ocupa a vice-liderança tanto no acumulado deste ano (13.015 emplacamentos) como em março (5.034). No trimestre, a diferença em relação ao líder é de menos de 600 unidades.

Nos três primeiros meses de 2023 o líder era o Jeep Compass – atualmente na quinta posição -, seguido do Creta e do GM Tracker. O T-Cross aparecia em quarto lugar.

Curioso mesmo neste ano é a fatia de cada modelo dentre do segmento de SUVs. Enquanto no ano passado o primeiro colocado (Compass) detinha 9,6% e o quinto (Kicks) respondia por 6,9% das vendas, este ano os quatro modelos mais vendidos têm participação na faixa de 7%, sendo 7,59% do Creta e 7,07% do Tracker (veja tabela abaixo).

O Compass tem fatia de 6,5%, ou seja, entre o primeiro e o quinto a diferença – que é de apenas 0,5 ponto porcentual no Top 4 -restringe-se a somente 1,09 ponto porcentual, conforme dados divulgados nesta semana pela Fenabrave.

Kicks atual será mantido na linha

Diante do bom desempenho do Kicks neste início de ano, a Nissan divulgou comunicado em meados do mês passado informando que o modelo seguirá na linha de montagem de Resende–RJ, mesmo após a chegada do novo Kicks no próximo ano.

E empresa anunciou em novembro um reforço do seu investimento no Brasil, com total de R$ 2,8 bilhões que contemplam a produção de dois novos SUVs e um motor turbo a partir de 2025.

Segundo a Nissan, a nova geração do Kicks será um carro totalmente novo, “que vai passar a conviver no mercado com o bem-sucedido modelo atual, aumentando assim o leque oferecido pela marca japonesa aos brasileiros”.

 

Modelo                                 fevereiro           março    acumulado 2024     participação
1º HYUNDAI/CRETA           4.385                        4.317            13.600                     7,59%
2º NISSAN/KICKS                3.907                        5.034           13.015                      7,26%
3º VW/T CROSS                    4.038                        5.462           12.858                      7,18%
4º GM/TRACKER                  3.674                        4.711            12.665                      7,07%
5º JEEP/COMPASS               4.074                       3.971            11.636                       6,50%


Foto: Divulgação/Nissan

 

Fonte: Alzira Rodrigues

Siga Pneus Pelas Pistas no Google Noticias.