EX30 2024 é lançado no Brasil: Conheça este lançamento da Volvo. SUV elétrico compacto chega em 4 versões, sempre com motor traseiro de 272 cv e autonomia a partir de 340 km
A Volvo lança oficialmente o novo Volvo EX30 2024 no Brasil. O SUV elétrico urbano é o veículo elétrico mais acessível da marca e já está disponível em pré-venda com preços a partir de R$ 219.950, um valor abaixo do esperado e que provocará mais um abalo no segmento de carros elétricos no país.
Terceiro modelo totalmente elétrico da Volvo no país, o EX30 vem na sequência da dupla XC40 e C40, baixando o valor de entrada e a proposta de segmento com a missão de alavancar as vendas da montadora sueca alcançando novos públicos, inclusive, trazendo clientes de modelos a combustão, como Jeep Compass, por exemplo.
Na apresentação, a Volvo destaca que o EX30 é o lançamento mais importante dos últimos tempos. Com o SUV compacto, a Volvo pretende se consolidar como a marca mais reconhecida do país em eletrificação.
Além disso, ele terá a missão de colocar a marca na liderança de vendas do segmento premium e ao mesmo ajudar a democratizar a eletrificação – a marca fala em dobrar os volumes de vendas na América Latina.
“O preço competitivo da versão de entrada possibilita chegarmos a novos clientes de carros a combustão, que serão introduzidos ao universo dos carros elétricos e terão um veículo que, em três anos, consegue uma economia superior a R$ 10 mil em relação aos concorrentes no segmento, além de possuírem um atendimento Premium da marca”, diz Marcelo Kronemberger, diretor Comercial Volvo Car Brasil.
Conforme antecipado, o Volvo EX30 2024 chega ao Brasil em quatro versões. Os clientes que comprarem durante a oferta de pré-venda, vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW.
Compartilhando a mesma plataforma SEA do Grupo Geely com o Smart #1, o EX30 tem visual próprio e bem distinto. Além disso, o SUV elétrico compacto da Volvo é ligeiramente mais curto, com 4,23 metros, e a distância entre eixos de 2,65 metros também é dez centímetros menor que a do Smart. Sob o capô dianteiro, o Volvo EX30 tem um porta-malas de sete litros:
Interior e instrumentos
No interior do novo Volvo EX30 predomina o design minimalista e agradável, mas aqui a simplicidade é ainda maior que na linha XC40 e no geral não falta de espaço de armazenamento para objetos neste SUV compacto.
A principal novidade é que não há um painel de instrumentos na frente do motorista, enquanto o destaque fica por conta de uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução no centro do painel – as informações mais importantes sobre a condução são exibidas na parte superior da tela central.
O sistema de som é inspirado no design de áudio doméstico, reunindo vários alto-falantes. O porta-luvas posicionado abaixo da tela central foi ampliado e colocado estrategicamente para poder ser acessado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro.
No quesito segurança, o Volvo EX30 vem equipado com os pacotes de assistência ao motorista e tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista, além de um sensor especial, que fica localizado atrás do volante e é capaz de detectar movimentos e tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado.
O EX30 é também o carro com a menor pegada de carbono da marca, com menos de 30 toneladas ao longo de 200.000 km de condução.
Todas as versões possuem espelhamento Android Auto / Apple CarPlay; sistema de som premium da Harman Kardon a partir da intermediária Plus e os bancos dianteiros com ajuste elétrico só estão disponíveis no modelo de topo Ultra.
Single motor
Todas as versões são equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 343 Nm de torque, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos para os modelos Extended Range – a velocidade máxima é de 180 km/h para todas as versões.
A Volvo disse que as versões equipadas com tração integral e motor duplo, que entrega 428 cv de potência e 543 Nm de torque, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, só será lançada posteriormente.
São duas opções de baterias: 51 kWh LFP ou 69 kWh NMC, dependendo da necessidade de utilização do veículo, o que pode resultar em uma autonomia de aproximadamente 340 ou 470 quilômetros pelo padrão WLTP, respectivamente.
Com potência de carregamento similar ao dos irmãos maiores, o EX30 pode atingir até 153 kW, dependendo da versão, o que é suficiente para recarregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
O EX30 está disponível em cinco opções de cores, incluindo a cor exclusiva de lançamento Moss Yellow. O novo carro elétrico da Volvo também traz quatro interiores distintos e personalizáveis, denominados Mist, Breeze, Pine e Indigo.
A Volvo informa que pré-venda do Volvo EX30 já está aberta através do site (www.volvocars.com.br), ou diretamente nas concessionárias da marca. As primeiras entregas estão previstas para março de 2024.
Fonte: Julio Cesar