Fiat Toro Volcano diesel 2024: teste de desempenho, consumo e novos itens

Fiat Toro Volcano diesel 2024: teste de desempenho, consumo e novos itens

Modelo é R$ 12 mil mais caro que a versão Flex e tem como trunfo justamente a tração 4×4

Fiat Toro Volcano 2024, equipada com motor diesel, é um dos modelos mais caros do portfólio da picape pernambucana à venda no Brasil. Ela se posiciona abaixo das versões Ranch e Ultra, adotando o visual da nova grade cromada e um perfil de pick-up mais robusta.

Neste modelo, o R7-Autos Carros avaliou a versão equipada com motor 2.0 Multijet Turbo Diesel, posicionada entre uma das opções mais caras da linha, com o preço de R$ 192 mil. Contudo, quais foram as alterações para o ano de 2024? Qual foi o consumo médio e, principalmente, o desempenho da picape com este motor, é satisfatório?

A Fiat Toro Volcano 2024 adota um visual clássico de picape inspirado nos modelos médios. Na linha 2024, a Fiat optou por unificar a grade, diferenciando-a apenas pela cor da moldura. Os modelos de entrada utilizam a moldura preta, enquanto as versões mais caras adotam o revestimento cromado.

Visualmente, ela mantém os elementos do Facelift de 2022, com mudanças muito pontuais, utilizando ainda os mesmos emblemas, rodas aro 18 com acabamento diamantado e um visual ainda bastante atual.

Novidades da linha 2024

A única mudança na linha 2024 é a adição do sistema Fiat Connect Me, uma plataforma integrada por meio de um aplicativo de celular. Essa plataforma permite o serviço de rastreamento, funções à distância e controle de manutenção do veículo, entre outros, de forma mais acessível.

Além disso, a Fiat Toro Volcano 2024 também recebeu um sensor de chuva e crepuscular, que aciona os faróis em LED.

Itens de série Toro Volcano

Como item de série, a Fiat Toro Volcano 2024 vem equipada com apoio de braço no banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em couro na cor preta com costura cinza, chave presencial com partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico, GPS integrado, maçanetas e frisos cromados, grade com moldura cromada, rodas de 18″, carregador sem fio e sensor de estacionamento frontal.

O pacote é bom, mas não inclui o pacote ADAS, com controle de cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem automáticos, manutenção do carro na faixa, e outros itens que só estão presentes nas versões Ranch e Ultra.

No entanto, traz elementos como a boa multimídia vertical com GPS nativo, conexões sem fio e câmera com sensor de ré. Seria ainda melhor se incluísse uma cobertura 360° para aprimorar as manobras em um veículo grande.

A versão diesel mantém o tradicional motor 2.0 Multijet de 170 cv e 35 kgfm de torque, e adiciona tração 4×4, protetor de cárter, câmbio automático ZF de 9 marchas e ESC Off, que desliga o controle de estabilidade. Essa versão também oferece a opção do motor 1.3 turboflex, que é R$ 12 mil mais em conta.

A Fiat Toro tem as seguintes dimensões: 4,94 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 2,99 metros de entre-eixos, 1,73 metro de altura e oferece uma capacidade de carga de 1 tonelada na caçamba, que possui 937 litros, além de uma capacidade de reboque de 400 kg.

Teste dinâmico

A Fiat Toro se consagra pelo elevado nível de conforto e uma proposta versátil de carro. Um pouco menor que uma picape média, ela entrega as virtudes de um SUV e, graças ao motor turbo diesel, traz força e tração 4×4 para uso quando necessário. Embora não seja potente com 170 cavalos para empurrar seu elevado peso de 1.871 kg, ela satisfaz pelo torque, especialmente em situações off-road.

A velocidade máxima de 188 km/h é suficiente para sua proposta, e a aceleração de 0-100 km/h é realizada em 10 segundos, sem decepcionar nem surpreender.

Consumo Fiat Toro diesel

Ao longo do teste, o consumo médio ficou em 11,4 km/l, o que é satisfatório e está dentro do que a marca informa ao Inmetro: um consumo urbano de 9,9 km/l na cidade e até 12,3 km/l na estrada.

Embora a Toro tenha versões com preço entre R$ 150 mil e R$ 210 mil, a versão diesel mais acessível é justamente a Volcano, que oferece o necessário em termos de pacote de série. Seu preço de R$ 193.390 é virtualmente mais baixo do que os R$ 200 mil, sendo mais em conta que as versões topo de R$ 210,9 mil e largando a ACC e outros itens de segurança ativa.

Quem faz questão do motor diesel e da tração 4×4 terá na Toro Volcano uma picape versátil com preço menor, mas já bem equipada de série. A Toro é concorrente da Chevrolet Montana e Ford Maverick, também mais compactas, e merece a atenção do consumidor em um comparativo mais detalhado sobre cada versão em um futuro próximo.

Fonte: AUTOS CARROS | Marcos Camargo Jr.