historia-e-origem-do-dia-mundial-do-fusca.

História e a origem do Dia Mundial do Fusca

O Dia Mundial do Fusca celebra um dos carros mais queridos do mundo, o Volkswagen Fusca. Este popular modelo tem até uma data especial dedicada a ele. A força do Fusca é tamanha que a Global Automotive Elections Foundation o elegeu como um dos carros mais importantes do século. Neste artigo fique sabendo a história e a origem do Dia Mundial do Fusca.

O Dia Mundial do Fusca é uma maneira de reconhecer a relevância do carro da Volkswagen em dezenas de países. O engenheiro alemão Alexander Gromow, um dos maiores estudiosos do Fusca no mundo e ex-presidente do Fusca Clube do Brasil, criou o Dia Mundial do Fusca.

Dia Mundial do Fusca: por que 22 de junho?

Um fato que mudou a história da indústria automobilística serviu de base para escolher a data do Dia Mundial do Fusca.

Foi em 22 de junho de 1934 que o austríaco Ferdinand Porsche, conceituado engenheiro, assinou contrato com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã. O acordo determinava que Ferdinand Porsche desenvolvesse um Volkswagen (“carro do povo”, em tradução literal) no período de 10 meses, mas a produção do automóvel só começou em 1938, após um longo processo de desenvolvimento.

O contrato foi o embrião não apenas do Fusca, mas da montadora Volkswagen. A ideia de criar um carro do povo ampliou significativamente a indústria automobilística da Alemanha, que até 1930 se especializava em carros de luxo.

A Segunda Guerra Mundial impediu a produção em larga escala do Fusca. Mas, a partir do seu término, em 1945, o automóvel voltou com força total, já que se tratava de um modelo barato e eficiente, ideal para um continente que tinha de encarar os impactos de um conflito de grandes proporções.

 

Beetle, Sedan, Käfer… Uma lenda com vários nomes

O nosso Fusca é conhecido em muitos países como Beetle, entre os quais os Estados Unidos. Inicialmente, batizaram o carro de VW Sedan, mas na própria Alemanha começaram a chamá-lo de Käfer (assim como Beetle, que significa “besouro” e tem a ver com o formato do modelo). Em Portugal, chamam o carro de Carocha, enquanto na Itália o nome é Maggiolino.

Afinal, por que “Fusca”?

A origem do nome Fusca é curiosa e tem muito a ver com o domínio da pronúncia de VW, sigla para Volkswagen. Em alemão, a pronúncia seria “fau-vê”, mas a incorporação na língua portuguesa levou a variações como “fulque”, “fuca”, até que se chegasse ao nome definitivo do carro no Brasil, Fusca, que passou a ser adotado oficialmente apenas em 1984.

Outro ponto a se destacar sobre a relação do Brasil com o famoso carro é que temos até mesmo o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro. Foi neste dia, em 1959, que a produção do modelo foi iniciada em São Bernardo do Campo–SP, marcando o início de uma história de grande sucesso, que se estendeu até 1996, último ano em que o Fusca foi fabricado no Brasil.

Fonte: Wunderwelt-A
Siga Pneus Pelas Pistas no Google Noticias.