Novo Lamborghini Urus SE PHEV 2025

Novo Lamborghini Urus SE PHEV 2025

Automobili Lamborghini lançou a primeira versão híbrida plug-in do novo Lamborghini Urus SE PHEV 2025 apresentando um novo design, aerodinâmica otimizada, tecnologia de bordo inédita e um motor híbrido de 800 CV, a versão PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) segue o Urus S em termos de conforto, desempenho, eficiência, emissões e prazer de condução.

Graças aos seus “dois corações”, térmico e elétrico, os valores de torque e potência são os mais elevados de sempre, conferindo ao SE um lugar único na sua categoria e apresentando uma redução de 80% nas emissões.

O Urus SE oferece uma experiência de condução incomparável também graças ao sistema híbrido plug-in, que ajuda a melhorar o desempenho e a dinâmica do veículo em qualquer superfície e em qualquer condição: mais torque e potência a qualquer rotação são fornecidos por meio de soluções técnicas inovadoras como a introdução do sistema elétrico de vetorização de torque entre os dois eixos e do diferencial traseiro eletrônico.

Novo Lamborghini Urus SE PHEV 2025

Detalhes da motorização

O motor biturbo 4.0 V8 foi reprojetado para funcionar em sinergia ideal com o trem de força elétrico. Desenvolve 620 CV de potência (456 kW) e 800 Nm de torque; a unidade de combustão é combinada com um trem de força elétrico que fornece 192 CV (141 kW) e 483 Nm de torque. Ao fornecer a potência máxima, o foco principal tem sido a estratégia de calibração entre o ICE e o motor elétrico, atingindo uma potência total de 800 CV para garantir uma curva de potência ideal em todos os modos de condução e em todas as superfícies. Uma bateria de íons de lítio de 25,9 kWh está situada abaixo do piso de carga e acima do diferencial traseiro controlado eletronicamente.

O motor biturbo 4.0 V8 foi reprojetado para funcionar em sinergia ideal com o trem de força elétrico. Desenvolve 620 CV de potência (456 kW) e 800 Nm de torque; a unidade de combustão é combinada com um trem de força elétrico que fornece 192 CV (141 kW) e 483 Nm de torque. Ao fornecer a potência máxima, o foco principal tem sido a estratégia de calibração entre o ICE e o motor elétrico, atingindo uma potência total de 800 CV para garantir uma curva de potência ideal em todos os modos de condução e em todas as superfícies. Uma bateria de íons de lítio de 25,9 kWh está situada abaixo do piso de carga e acima do diferencial traseiro controlado eletronicamente.

Sistema de vetorização

Estreando no Urus SE está o novo sistema de vetorização de torque elétrico longitudinal localizado centralmente com uma embreagem multidisco eletro-hidráulica, que distribui o torque de forma variável e contínua entre os eixos dianteiro e traseiro. A caixa de transferência funciona em sinergia com o novo diferencial eletrônico de deslizamento limitado instalado no eixo traseiro, dando ao veículo sobreviragem “sob demanda” para transmitir a sensação de um superesportivo puro-sangue.

Ambos os sistemas são projetados e calibrados para melhor se adequar a qualquer tipo de condição de aderência e estilo de condução, proporcionando a máxima tração e agilidade, seja dirigindo em uma pista de corrida ou em dunas desérticas, geladas ou sujas.

Único na sua categoria, o Urus SE oferece maior torque e potência em qualquer rotação ou condição de condução. O sistema desenvolve uma potência total de 800 CV (588 kW) às 6.000 rpm e um torque total de 950 Nm já disponível às 1.750 rpm e até 5.750 rpm, garantindo o melhor desempenho da categoria em todos os ângulos. Isto também se deve a uma relação peso/potência ainda melhorada: 3,13 kg/CV (em comparação com 3,3 no Urus S). O Urus SE acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (Urus S: 3,5) e de 0 a 200 km/h em apenas 11,2 segundos (Urus S: 12,5), atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h (Urus S: 305 km/h). Estes números fazem do SE o Urus mais potente de sempre e o carro de produção mais rápido do segmento, estabelecendo uma nova referência na categoria Super SUV.

Design e aerodinâmica

O Urus SE redefine os cânones estilísticos de um modelo que mudou os paradigmas do design SUV, ao mesmo tempo que as suas linhas foram atualizadas com o objetivo expresso de otimizar a eficiência aerodinâmica.

O design destaca a dinâmica da forma, acentuando o carácter desportivo e muscular do veículo. A secção dianteira apresenta um novo capô com design flutuante, onde a ausência da linha de corte dá uma sensação de continuidade e amplifica o estilo atlético do Urus SE, relembrando alguns novos conceitos de estilo introduzidos pelo Revuelto. Outros novos elementos incluem os conjuntos de faróis que apresentam tecnologia LED de matriz, introduzindo uma nova assinatura luminosa inspirada na cauda do touro da marca Lamborghini, juntamente com um para-choques e grelha frontal redesenhados.

Novo Lamborghini Urus SE PHEV 2025

“ O design e as proporções do Urus permanecem incomparáveis ​​e absolutamente reconhecíveis como um Lamborghini ”, afirmou Mitja Borkert, Diretora de Design da Lamborghini. “ Ao mesmo tempo, o Urus SE oferece uma evolução altamente sofisticada, consistente com a nossa nova filosofia de design icónica e essencial e, o que é mais importante, proporcionando uma sensação aprimorada de luxo juntamente com mais potencial Ad Personam. Inspiramo-nos no Revuelto com o capot flutuante, conseguindo um design dianteiro muito limpo e musculado. O sistema de luzes dianteiras de última geração integra uma nova e distinta assinatura DRL. A traseira enfatiza uma postura mais ampla com foco no novo difusor e placas baixas, enquanto a malha traseira se inspira nos supercarros esportivos da Lamborghini, como o Gallardo. O design interior segue a nossa filosofia ‘sentir-se como um piloto’, melhorando a interação entre o condutor e o sistema digital .”

Na traseira, o teto solar do compartimento de carga foi totalmente redesenhado, introduzindo uma continuidade inspirada em Gallardo que harmoniza as linhas ao conectar os conjuntos de lanternas com luzes em “Y” e o novo difusor traseiro, que confere ao veículo proporções ainda mais esportivas. Juntamente com o novo spoiler, o difusor aumenta a força descendente traseira em 35% a altas velocidades em comparação com o Urus S, melhorando ainda mais a estabilidade do veículo.

A eficiência aerodinâmica também é melhorada por novas saídas de ar sob a carroceria e dutos de ar renovados, que canalizam mais fluxo de ar para resfriar os componentes mecânicos e do motor: um aumento de 15% em relação ao Urus original. O novo design da secção dianteira, aliado a uma otimização da parte inferior aerodinâmica, melhorou também a gestão dos fluxos de ar dedicados ao sistema de travagem, com uma melhoria de 30% no arrefecimento do ar em relação ao sistema anterior.

Interiores

A cabine foi atualizada para destacar o DNA de design característico da Lamborghini “sentir-se como um piloto”, apresentando novas soluções em toda a seção frontal do painel e acentuando a sensação de leveza já introduzida no Revuelto.

Novo Lamborghini Urus SE PHEV 2025

Uma tela maior – agora com 12,3 polegadas – instalada no centro do painel traz uma nova versão da Interface Homem-Máquina (HMI) ainda mais intuitiva de usar, com gráficos atualizados, consistentes com os do Revuelto

Os designers do Lamborghini Centro Stile também direcionaram seu foco de design para as saídas de ar; os elementos decorativos em alumínio anodizado com o inconfundível formato em Y; e os novos revestimentos de painel, assento e painel.

O motorista pode fazer uso do painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas e do já mencionado display touch screen de 12,3 polegadas, integrado ao centro do painel e ao coração do Lamborghini Infotainment System (LIS). Inclui também um sistema de telemetria dedicado para o SE e novos displays relacionados com o sistema de assistência à condução que permitem uma melhor percepção do ambiente envolvente.

Customização

O Urus SE oferece uma gama de opções de personalização incomparáveis ​​em sua categoria. As rodas de liga leve são atualizadas com a introdução de jantes Galanthus de 23” combinadas de série com os novos pneus Pirelli P Zero. Existem três P Zeros dedicados, de 21″ a 23″, para atender às diferentes necessidades dos clientes em termos de conforto e esportividade. Os pneus Scorpion Winter 2 estão disponíveis para a estação fria. Todos esses produtos contam com a tecnologia Pirelli Elect, desenvolvida para aprimorar as características do primeiro Urus eletrificado.

A gama de cores também foi ampliada, com mais de 100 opções de carrocerias disponíveis, incluindo duas novas cores oferecidas no lançamento: Arancio Egon (laranja), em combinação com interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota).

As opções de interior incluem um conjunto de 47 combinações de cores e quatro tipos de bordado (costura Q-citura), com o potencial adicional oferecido através do programa Ad Personam, que permite aos proprietários fazer do seu Urus SE um verdadeiramente único.

Quatro personalidades diferentes

No centro do console, a unidade seletora “tamburo” é utilizada para escolher os diferentes modos de condução. Graças à introdução do trem de força híbrido, os seis modos de condução do Urus são combinados com quatro novas Estratégias de Desempenho Elétrico (EPS), para um total de onze opções. Os modos Strada, Sport e Corsa (para uso em estrada e pista) e os modos Neve, Sabbia e Terra (para superfícies com aderência diferente do asfalto) agora são acompanhados pelas opções EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge .

Stefano Cossalter, Diretor de Linha de Produtos da Lanzador e Urus: “O Urus SE é um passo evolutivo fundamental, não só em termos de sustentabilidade em virtude de uma redução radical nas emissões de CO2, mas também em termos de desempenho e esportividade, graças à adoção de soluções técnicas de ponta, começando com o trem de força híbrido. O Urus SE é o nosso Super SUV com dois corações: um térmico e ligado às nossas raízes, outro elétrico e futurista. Batendo em uníssono, oferecem uma nova interpretação da personalidade inconfundível da Lamborghini, mas levada a um novo nível.”

O EV Drive permite ao motorista experimentar e explorar o potencial elétrico da melhor forma. Especialmente desenvolvido e calibrado para condução urbana, oferece mais de 60 km de autonomia elétrica e atinge uma velocidade máxima superior a 130 km/h. Acima desta velocidade o motor V8 suporta automaticamente o motor elétrico, da mesma forma se as exigências de binário excederem o máximo disponível do motor elétrico.

O híbrido, que pode ser selecionado durante a condução no modo Strada, proporciona a máxima eficiência e conforto, juntamente com o equilíbrio ideal entre o motor de combustão e o motor elétrico, sendo, portanto, a opção mais versátil para a condução diária. A recarga, que pode ser selecionada nos modos Strada, Sport, Corsa e Neve, recarrega até 80% da bateria, mantendo o desempenho ideal. A opção Performance é a experiência para quem quer apreciar todo o potencial do Urus SE não só nos modos Strada, Sport e Corsa, mas também no Sabbia e Terra, destacando as qualidades dinâmicas do Super SUV mesmo além do asfalto.

Sistema de suspensão

Dependendo do modo de condução selecionado, as molas pneumáticas do veículo ajustam-se à distância ao solo, com um curso que varia entre 15 mm no Corsa e 75 mm quando o sistema de elevação está ativado. Os parâmetros que ajustam a direção, a dirigibilidade e a sonoridade do V8 biturbo também são variáveis, refletidos na “personalidade” do Urus SE.

Foi dada especial atenção à calibração do sistema de suspensão pneumática para destacar cada modo de condução. Para a Strada, o trabalho de desenvolvimento melhorou o já elevado nível de conforto do Urus S. O modo Sport injeta ainda mais diversão na condução, melhorando as características da nova transmissão para facilitar o início e a continuação da derrapagem.

No Corsa, modo concebido expressamente para condução em pista, o Urus SE expressa todo o seu potencial dinâmico. Isto se deve em parte à ECU/eletrônica da suspensão, que controla os movimentos do chassi (inclinação, guinada, rotação e bombeamento) para tornar o veículo extremamente estável e responsivo entre as zebras de uma pista de corrida, bem como em estradas difíceis e de baixa aderência. superfícies graças às barras estabilizadoras gerenciadas pelo sistema eletrônico 48v.

Os modos Neve, Sabbia e Terra foram otimizados para maximizar o deslocamento das rodas e a consistência das forças terrestres para a melhor tração em qualquer superfície.

Fonte: Redação – CarBlog

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