Com o encerramento da produção local do Civic, a Honda não tem nenhum modelo intermediário maior para oferecer aos clientes – o Civic híbrido chega em pequenos lotes importados da Tailândia por R$ 259.990. Isso deve ser resolvido com o novo ZR-V 2024: o mais novo lançamento da Honda de médio porte baseado no Civic.
Embora não esteja inicialmente projetada para atingir o mesmo volume de mercado que modelos concorrentes renomados, como o Jeep Compass, a força consolidada da marca nesse nicho específico pode, de fato, impulsioná-la à frente do VW Taos.
O Honda ZR-V, lançado em novembro, é fabricado no México, assim como as unidades vendidas nos Estados Unidos. As primeiras unidades já foram vistas saindo daqui, assim como a unidade que armazena materiais promocionais. E aqui está o que sabemos até agora, incluindo dimensões, motor e equipamento básico.
Dimensões e motores
Em termos de dimensões, o ZR-V tem 4.568 mm de comprimento, distância entre eixos de 2.655 mm, largura de 1.840 mm e altura de 1.620 mm. O volume declarado do porta-malas é de 690 litros pelos padrões americanos, fazendo com que o Compass e o Corolla Cross tenham mais de 700 litros. No Brasil, o Jeep tem 410 litros ante os 440 litros do Toyota, então espere que a Honda fique em torno de 400 litros. O ZR-V só chega ao Brasil com o motor 2.0 aspirado, mas não é igual ao Civic G10. É um K20Z5 com duplo comando de válvulas no cabeçote, sem injeção direta e com transmissão CVT que produz 157 cv e 18,8 kgfm de torque. Para o Brasil, não deve ser flexível, o que pode causar certa desvantagem no segmento e ser a única opção da lista.
O mais completo em uma versão
Com base nas últimas imagens, o Honda ZR-V 2024 chegará ao Brasil como uma versão Touring exclusiva. É o mais completo, seguindo a estratégia que a marca segue com o Civic e em 2023 com o Accord e o CR-V. É uma versão visualmente idêntica às imagens da galeria, com rodas de 17 polegadas, detalhes em diamante e carroceria em preto brilhante.
Pacote de equipamentos
O pacote de equipamentos do ZR-V será bem completo, possui climatização dual zone, freio de estacionamento eletrônico com retenção automática, aviso de saída de faixa, banco auxiliar e câmbio, faróis de LED com acendimento automático, teto solar, sistema multimídia com tela de 9 polegadas; Espelho sem fio, botão de partida com chave pessoal e partida remota
Pacote de segurança
O pacote de segurança inclui controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, frenagem de emergência automática, alerta de atenção do motorista, 8 airbags, alerta de tráfego cruzado e ponto cego. O painel possui tela de 7″, com um painel analógico, como encontrado nas versões mais caras do HR-V hoje.
O preço? Não espere nada barato…
O Honda ZR-V importado do México tem alguns benefícios fiscais. Segundo fontes da marca, o volume de vendas do SUV é uma boa importação. Em termos de preços, não cairá abaixo de R$ 200 mil e provavelmente algo em torno de R$ 240 mil – o Honda HR-V Touring 1,5 turbo custa R$ 194.800, enquanto o Jeep Compass S sai por R$ 240.990. Por outro lado, é inferior ao Civic Hybrid, custando R$ 259.990.
A implementação ocorrerá nos próximos meses. Como versão autônoma, não tem o mesmo volume do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, mas a força da marca no segmento pode empurrá-la à frente do VW Taos. Veremos o resultado em breve.
Conclusão sobre o novo ZR-V 2024: o mais novo lançamento da Honda
Em suma, o breve lançamento do Honda ZR-V nos próximos meses representa um passo promissor para a marca, mesmo que não alcance inicialmente o mesmo volume de mercado que modelos concorrentes como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
A confiança e reconhecimento da marca no segmento podem, no entanto, posicionar essa nova oferta à frente do VW Taos.
Aguardamos ansiosos para testemunhar os resultados e a aceitação do público, prevendo que a reputação consolidada possa impulsionar o sucesso da versão autônoma no mercado automotivo.