Lamborghini Huracán STJ é a despedida do esportivo com motor V10. A Lamborghini produzirá apenas dez unidades da edição final do cupê; o sucessor híbrido será mostrado ainda em 2024.
Em ritmo de despedida
Em ritmo de despedida desde o ano passado, o Lamborghini Huracán chega ao seu último ato. Isso porque a marca italiana acaba de divulgar uma nova edição do esportivo: Super Trofeo Jota ou simplesmente STJ, limitada a dez unidades.
Se você acha que ele tem mais potência, prepare-se para se decepcionar. O Huracan STJ carrega o motor de 5.2 naturalmente aspirado com 640 cavalos de potência e 57,6 kgfm de torque. A mesma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades direciona a potência para as rodas traseiras. Dito isso, há algumas mudanças de componentes em relação ao STO, a principal delas são os quatro amortecedores ajustáveis, derivados dos carros de corrida.
Detalhes técnicos
Rodas de 20 polegadas com trava central, envoltas em pneus Bridgestone Potenza Race feitos sob medida, acompanham os amortecedores de quatro vias. Os novos detalhes em fibra de carbono nos cantos do para-choque dianteiro fazem parte de um pacote aerodinâmico, que também inclui um ângulo diferente da asa traseira. A Lamborghini testou o Huracan STJ na pista de Nardo, onde ele reduziu mais de um segundo em comparação com o tempo de volta do STO.
Para destacar o modelo dos Huracan inferiores, a Lamborghini projetou duas pinturas. Mostra-se aqui o acabamento azul com um teto preto e detalhes contrastantes em vermelho e branco, lembrando o personagem Capitão América. O outro tem acabamento em cinza e apresenta um teto preto combinado com detalhes em vermelho e branco.
Há uma placa de fibra de carbono numerada “1 de 10” no interior da cabine para indicar a exclusividade do STJ. Opcionalmente, os proprietários podem adicionar uma placa personalizável no lado do passageiro.
O Huracan STJ é um pouco decepcionante quando comparado ao último Gallardo especial. O Sesto Elemento era uma fera exclusiva para pistas, fazendo uso extensivo de fibra de carbono. O STJ marca o fim de uma era, pois não apenas sinaliza o fim do Huracan, mas também do V10. A Audi deixou de produzir o R8 recentemente, marcando o fim dos dias do venerável motor 5.2 FSI.
O que vem pela frente…
Embora não tenham mencionado o preço, isso é irrelevante. Na verdade, há quase um ano, a Lamborghini anunciou que havia esgotado a produção restante. Portanto, é evidente que esses 10 carros já encontraram seus futuros proprietários.
O substituto do Huracan será apresentado no final deste ano, mas infelizmente não terá o motor N10 aspirado V-10. Em vez disso, espera-se que ele use um motor de tamanho reduzido, provavelmente turboalimentado, parte de um trem de força híbrido.
Fonte: Adrian Padeanu - Traduzido por: Thiago Moreno
Siga Pneus Pelas Pistas no Google Noticias.