Rede de postos Texaco volta ao Brasil

Rede de postos Texaco volta ao Brasil

Rede de postos Texaco volta ao Brasil. Marca centenária retorna ao país por meio de acordo de licenciamento com a Ipiranga

A marca Texaco vai voltar ao Brasil. A Chevron Brands International LLC (Chevron), uma subsidiária da Chevron Corporation, firmou um acordo de licenciamento com a Ipiranga, para o retorno da marca ao mercado brasileiro.

Segundo a Ipiranga, a companhia será autorizada pela Chevron a vender combustíveis Texaco com a tecnologia Techron no Brasil, incluindo a construção de uma rede de postos da marca em todo o país.

A Ipiranga também vai operar as lojas de conveniência, sob a marca Star Mart.

Tracey Gardiner, vice-presidente de Lubrificantes da Chevron para as Américas, disse que a parceria com a Ipiranga vai aumentar a presença da companhia no mercado brasileiro.

“Por meio de uma rede de pontos de venda de combustíveis em todo o país, a marca Texaco oferecerá combustíveis com tecnologia Techron e serviços. Esperamos uma parceria longa e bem-sucedida para levar energia acessível e com chancela internacional aos clientes no Brasil”, afirmou, em comunicado oficial.

Atualmente, a Ipiranga já é parceira da Chevron no Brasil com a marca Iconic, que comercializa lubrificantes, fluidos e graxas das marcas Ipiranga e Texaco e distribui óleos básicos Chevron.

Marca Texaco desembarcou no Brasil em 1915

A marca Texaco chegou ao Brasil em 1915 por meio de um decreto assinado pelo então presidente da República, Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltda a se instalar no Brasil.

Foi ainda com o nome Texaco que a companhia se tornou a primeira empresa a instalar tanques, bombas e equipamentos de lubrificação nas montadoras instaladas no país.

Em 2005, no entanto, a Texaco Brasil teve sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda. Isso ocorreu porque, em outubro de 2002, houve a fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc., dando início à ChevronTexaco Corporation, segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos.

Apenas em 2017, quando se consolida a joint venture com a Ipiranga, que a marca Texaco deixou o país.

Retorno da Texaco beneficia mercado

Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, afirma que o retorno da marca Texaco nos postos brasileiros beneficia o mercado de distribuição de combustíveis no país, além de trazer um selo internacional ao portfólio de produtos.

“É uma oportunidade interessante para complementar a nossa rede de postos, principalmente em mercados onde já temos força com a presença da marca Ipiranga. Usaremos nossa experiência, infraestrutura e credibilidade para apoiar o retorno da marca Texaco, que tem histórico de sucesso no mercado brasileiro”.

Além da parceria para o retorno da marca Texaco ao Brasil, a Chevron estrutura um projeto de exploração no país.

A companhia tem interesses em 19 blocos em águas profundas na costa do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Atualmente, a empresa mantém uma fábrica de aditivos para lubrificantes, no Polo Petroquímico de Mauá, em São Paulo, por meio da Chevron Oronite.

Fonte: Ana Paula Machado
Siga Pneus Pelas Pistas no Google Noticias.